Santa Catarina expande corredor elétrico e impulsiona mobilidade sustentável |
Defesa Civil de Joinville leva projeto educativo até Escolas Municipais
-
Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -
Alunos do 5º ano absorvem dicas valiosas sobre segurança e responsabilidade cidadã durante conversa com agentes da Defesa Civil
Na manhã desta quarta-feira (11), a Escola Municipal Professor Oswaldo Cabral, em Joinville, recebeu mais uma etapa do projeto "Defesa Civil somos todos nós", promovido pela Defesa Civil da Prefeitura. Com o intuito de educar e preparar os alunos para lidar com situações de emergência, a palestra trouxe informações cruciais sobre serviços da Defesa Civil e medidas preventivas diante de desastres naturais.
Durante a apresentação, os estudantes do 5º ano foram surpreendidos com dicas importantes, como a proibição de plantio de bananeiras em morros devido ao risco de deslizamentos e o uso de lanternas em substituição às velas durante quedas de energia, visando prevenir incêndios.
O agente da Defesa Civil, Marnio Luiz Pereira, ressaltou a importância do envolvimento dos alunos na disseminação das informações recebidas: "As crianças são ótimas disseminadoras de informações. O conhecimento adquirido nessas palestras é levado para toda a família, contribuindo para a segurança de todos".
Helena Caroline Justina, de 10 anos, expressou sua gratidão pela oportunidade de aprender sobre a Defesa Civil: "Eu não sabia nem que existia Defesa Civil! É reconfortante saber que temos apoio em momentos difíceis". Seu colega Mateus Claudino, também com 10 anos, destacou a relevância das informações compartilhadas: "Achei tudo muito interessante e importante. E ainda ganhamos materiais educativos para nos ajudar!".
A professora Lúcia Chaves Balestrin enfatizou o valor da palestra como complemento educacional, abordando temas raramente discutidos em sala de aula ou em casa: "A informação direta para a criança tem um impacto significativo. Elas absorvem e compartilham o conhecimento adquirido".
Além dos temas relacionados à Defesa Civil, o agente Marnio incentivou as crianças a contribuírem para o combate à dengue, ressaltando a importância da limpeza dos quintais como medida preventiva.
Deixe seu comentário